A otoplastia, também chamada de cirurgia plástica da orelha, é um procedimento cirúrgico que visa corrigir um problema bem comum: a orelha de abano.
É importante saber que a orelha de abano tem um impacto psicológico bastante significativo na vida do indivíduo, inclusive, muitas crianças sofrem de bullying na escola por conta dessa característica.
Para você entender tudo sobre otoplastia o que é, suas indicações, como é feita a cirurgia otoplastia, continue a leitura e tire todas suas dúvidas!

O que é otoplastia?


A otoplastia se refere à plástica de orelha, mais conhecida como cirurgia para correção de orelha de abano.
Ou seja, a cirurgia corrige essa deformidade, por meio da retirada do excesso de cartilagem e/ou procedimento de moldagem da mesma, reposicionando a orelha.

Para quem é indicada?

A otoplastia geralmente é procurada pelos pais de uma criança que possui orelha de abano. É indicada para crianças a partir dos 7 anos.
A indicação a partir dessa idade tem explicação pelo fato de que é o momento em que a orelha já está totalmente desenvolvida.
Além da orelha de abano, o(a) paciente pode apresentar assimetrias, isto é, um lado mais proeminente do que o outro, que também podem ser corrigidas na otoplastia.

Como é feita a cirurgia de otoplastia?

É uma cirurgia relativamente rápida, durando cerca de 1 a 2 horas, feita com anestesia local e sedação.
O ideal é que seja feita em ambiente hospitalar, em razão de toda a estrutura, o que proporciona mais conforto e segurança ao paciente.
A otoplastia é um procedimento minimamente invasivo, cuja incisão é feita atrás da orelha, rente a uma dobra natural, chamada de sulco retroauricular.
Na maioria dos casos, é retirado o excesso de pele da região posterior e realiza-se o enfraquecimento da cartilagem no local da anti-hélice, através de uma raspagem, e então, a anti-hélice é moldada por meio de pontos cirúrgicos.
Em seguida, retira-se uma parte da cartilagem da concha (parte da cartilagem que fica atrás da orelha), e por fim, a orelha é fixada atrás num movimento de rotação posterior.
A pele é então suturada e a cicatriz fica localizada no sulco retroauricular, permanecendo bem discreta, uma vez que se encontra na dobra anatômica natural.

Existe alguma contraindicação para otoplastia?

As contraindicações para a realização da otoplastia são para pacientes que não estejam em boas condições de saúde, por exemplo, um quadro de anemia ou diabetes descompensados.
Além disso, pessoas com doenças de pele no local devem ser avaliadas minuciosamente pelo cirurgião, que indicará o devido tratamento.

Quais os cuidados pré-operatórios de otoplastia?

Assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, o pré-operatório da otoplastia é muito importante.
Durante a consulta, o cirurgião vai conhecer melhor o(a) paciente, além de saber quais são suas expectativas com relação à cirurgia e os resultados esperados.
O cirurgião também avaliará as características da orelha para então fazer um planejamento cirúrgico individualizado.
Durante o pré-operatório, exames são solicitados a fim de verificar as condições de saúde do(a) paciente.

Assim que a otoplastia for agendada, as recomendações pré-operatórias incluem:

ul>

  • Jejum de 8 horas antes da cirurgia, inclusive de água;
  • Na véspera da cirurgia, não consumir bebidas alcoólicas e refeições pesadas;
  • Lavar os cabelos na noite anterior à cirurgia;
  • Levar faixa otoplastia para contenção das orelhas.

Como é o pós-operatório de otoplastia?

Quanto à otoplastia pós-operatório, é normal o(a) paciente sentir mínimo desconforto, que é minimizado com o uso dos medicamentos prescritos pelo médico.

A fim de garantir uma boa recuperação, é necessário seguir as orientações do seu cirurgião, que são:

  • Evitar a exposição solar ou a traumatismos locais por 30 dias;
  • Usar a faixa para otoplastia durante 30 dias, de forma a proteger a região e manter a orelha na posição desejada. Em alguns casos, 15 dias são suficientes;
  • Retornar às atividades escolares ou profissionais somente 2 dias depois da cirurgia;
  • Pacientes que usam óculos, só podem voltar a utilizá-lo depois de 7 dias da cirurgia.

Vale lembrar que a otoplastia pode causar inchaço, que diminui após duas semanas e, após esse período, o resultado já é perceptível.
No entanto, apenas a partir do 3º mês que é possível notar o resultado definitivo.

Riscos e complicações

São raros os riscos e complicações decorrentes de uma otoplastia.
No entanto, todo procedimento cirúrgico pode apresentar algum risco, como hematomas, alergias ou infecções.
Por isso, é extremamente importante seguir todas as recomendações no pós-operatório, uma vez que minimizam qualquer risco.

Quais os benefícios da otoplastia?

A cirurgia de otoplastia proporciona vários benefícios ao paciente, entre os quais destacamos:

  • Melhor autoestima: grande parte das pessoas que apresentam orelhas proeminentes têm problemas com a autoestima. Assim, a otoplastia ajuda a recuperar e melhorar de forma significativa a autoestima;
  • Cicatriz discreta: como os pontos são dados atrás da orelha, a cicatriz fica praticamente imperceptível;
  • Recuperação rápida: diferentemente de outras cirurgias, esse é um procedimento com recuperação bastante rápida, porém, para que isso seja possível, é indispensável o uso da faixa de otoplastia.

Otoplastia Antes e Depois

No momento da consulta, o cirurgião poderá mostrar fotos de otoplastia antes e depois, uma vez que o Conselho Federal de Medicina e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica proíbem a divulgação de fotos na internet.

Quanto custa uma otoplastia?

Otoplastia Valor / Otoplastia Preço

Da mesma forma que fotos de antes e depois não podem ser divulgadas, o mesmo se aplica à otoplastia preço.
Para saber o valor otoplastia, é necessário agendar uma consulta com o médico cirurgião para ter uma ideia mais precisa.
Assim, além de saber o valor otoplastia, você terá acesso às condições de pagamento.
Agora que você tem todas as informações sobre otoplastia, lembre-se que para alcançar os resultados desejados, é indispensável contar com o suporte de um cirurgião plástico habilitado em cirurgia para correção de orelha de abano.
Além disso, é importante que faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
O Dr. André Ahmed atende a todos os requisitos e é considerado uma referência em otoplastia.
Se você ainda tiver alguma dúvida ou quiser saber mais detalhes sobre a cirurgia, agende uma consulta. Dr. André terá o maior prazer em atendê-lo (a)!

Lobuloplastia

O que é a lobuloplastia, que algumas pacientes conhecem como “cirurgia para costurar a orelha”?

A lobuloplastia, como o próprio nome diz, é a cirurgia plástica para correção de deformidades no lóbulo da orelha. Nesse contexto, é muito comum encontrarmos mulheres que apresentam um lóbulo bífido devido à tração excessiva do brinco. Isso pode acontecer devido a um acidente, ou de forma progressiva quando se utilizam brincos muito pesados.

Algumas pessoas conhecem esse quadro com o nome de orelha rasgada, ou lóbulo rasgado.

Como é feita a cirurgia de reconstrução do lóbulo da orelha? Como se faz para costurar o furo da orelha? Utilizando a linguagem das pacientes leigas….

A correção do lóbulo bífido, ou rasgado, se dá por meio de uma cirurgia muito simples, feita com anestesia local na maioria dos casos. Não é necessária internação. O cirurgião retira pequenas “fatias” de pele por dentro da fenda e então sutura um lado com o outro, efetuando pontos cirúrgicos bem delicados, com fios bem finos de Nylon. A recuperação ocorre com mínima, ou nenhuma dor, sem grandes preocupações e sem tantos cuidados especiais. É importante apenas se evitar trauma na área. Os pontos são removidos com 2 a 3 semanas.

Também há aqueles(as) pacientes que utilizam alargadores de orelha, e após um período variável, acabam voltando atrás na decisão, resolvendo não mais utilizar esses alargadores. A partir daí, referem então a orelha como era antes. Obviamente, esses casos já são um pouco mais complexos, mas nada que seja impossível de resolver. E sim, esses pacientes podem voltar a ter um lóbulo obedecendo a anatomia convencional, por meio de uma cirurgia de reconstrução de lóbulo.