Blefaroplastia

Blefaroplastia é a cirurgia plástica das pálpebras.Ou seja, é uma cirurgia que visa melhorar a aparência das pálpebras superiores e inferiores, promovendo um rejuvenescimento da região em torno dos olhos.Para tirar suas dúvidas sobre o que é blefaroplastia, indicações, como é feita a cirurgia e muitas outras informações úteis, preparamos um pequeno guia com tudo o que você precisa saber!

O que é blefaroplastia?

A blefaroplastia é a cirurgia plástica que tem como objetivo a retirada do excesso de pele e de bolsas adiposas das pálpebras.
Por consequência, atenua a aparência envelhecida e cansada.
Portanto, é uma cirurgia que melhora a aparência das pálpebras superiores, inferiores, ou de ambas, eliminando bolsas de gordura, rugas e flacidez, e com isso, rejuvenescendo a região em torno dos olhos.

Blefaroplastia para quem é indicada?

Entendendo blefaroplastia o que é, é um procedimento indicado tanto por uma questão estética quanto funcional.

É indicada nos seguintes casos:

  • Excesso de pele nas pálpebras;
  • Mau posicionamento da gordura na região;
  • Queda da pálpebra;
  • Bolsas de gordura na pálpebra superior e/ou inferior.

Vale mencionar que quando há o excesso de pele nas pálpebras superiores, ela pode cair sobre os cílios do paciente, que além de causar a sensação de peso e cansaço, pode acabar atrapalhando a visão.
Existem casos em que há a queda da pálpebra como um todo (ptose palpebral), de maneira que a posição da borda ciliar se encontra mais baixa do que o normal.
Portanto, a blefaroplastia teria também um objetivo funcional em alguns casos, e não só estético.
Geralmente, a cirurgia é indicada a partir dos 40 anos, mas também pode ser feita em pessoas mais novas, principalmente se o problema estiver relacionado a fatores genéticos.
Claro que pessoas com idade mais avançada tendem a procurar mais por essa cirurgia.

Como é feita a blefaroplastia?

A cirurgia dura em torno de 40 minutos a 1 hora e meia. É feita, na maioria das vezes, sob anestesia local e sedação.
Em primeiro lugar, o cirurgião delimita a região que será incisada com o uso de uma caneta de marcação e manobras específicas para isso.
Em seguida, as incisões são feitas, a fim de retirar o excesso de pele e gordura (se houver). Feito isso, a pele é suturada com pontos delicados.

Blefaroplastia inferior

A blefaroplastia inferior é a cirurgia procurada por quem tem flacidez cutânea e/ou bolsas de gordura na pálpebra inferior, podendo ser transconjuntival ou transcutânea.

Quais as técnicas cirúrgicas para blefaroplastia inferior?

Em pacientes mais jovens, que normalmente não apresentam excesso de pele, mas sofrem com bolsas de gordura na pálpebra inferior, a blefaroplastia inferior transconjuntival pode ser realizada.
No caso da transconjuntival, o médico vai afastar as pálpebras do paciente com o auxílio de um afastador, usando também um protetor ocular, e assim, fazer a incisão na conjuntiva (a parte interna da pálpebra, que fica em contato com o globo ocular).
Nesse caso específico, é feita uma incisão na conjuntiva da pálpebra inferior (parte interna da pálpebra) para remover o excesso de gordura da região.
A retirada dessas bolsas adiposa melhora de forma significativa o aspecto das pálpebras inferiores, sem a necessidade de nenhuma incisão na pele.
Já na blefaroplastia inferior externa (transcutânea), a incisão é feita na pele das pálpebras e, posteriormente, na camada muscular.
Dessa forma, a gordura orbital é acessada e retirada, e por fim, as suturas são feitas. Nessa técnica, o excesso de pele também pode ser removido, após o descolamento da mesma.

Blefaroplastia superior

A blefaroplastia superior tem como finalidade retirar o excesso de pele e/ou gordura que estejam prejudicando a estética ou a visão do paciente.

Nessa cirurgia, incisões são feitas na pele (para retirada do excesso de pele), músculo orbicular do olho, no septo orbital (que fica abaixo da camada muscular), de maneira que os depósitos de gordura possam ser acessados.

Depois de modelar o local com a retirada de pele e gordura, o cirurgião então faz a sutura.

Qual o local da cicatriz da blefaroplastia?

Como a pele da pálpebra não é espessa, a cicatriz fica de ótima qualidade estética, praticamente imperceptível.

No caso da cirurgia na pálpebra superior, a cicatriz fica escondida no sulco palpebral.

Agora, quando a cirurgia é na pálpebra inferior, a cicatriz da blefaroplastia fica localizada abaixo da linha ciliar, bem escondida e disfarçada.

Apenas para você saber, a pálpebra é uma das regiões do corpo com melhor qualidade estética de cicatriz.

Como é o pré-operatório da blefaroplastia?

Em primeiro lugar, é necessário agendar uma consulta com um cirurgião plástico habilitado e com experiência em cirurgia de blefaroplastia.

Para que a cirurgia seja feita, o médico irá solicitar uma série de exames a fim de verificar o estado de saúde do paciente.

Estando tudo certo, o médico irá dar todas as orientações quanto ao pré-operatório, que normalmente são:

  • Retirar toda a maquiagem do rosto no dia anterior à cirurgia;
  • Jejum de 8 horas, inclusive água;
  • Evitar medicamentos como AAS até 15 dias antes da cirurgia;
  • Em caso de qualquer anormalidade na região próxima às pálpebras, informar imediatamente à equipe médica;
  • Comparecer acompanhado no dia da cirurgia;
  • Trazer óculos escuros, pois será usado após a alta.

Como cada caso é um caso, o cirurgião poderá dar outras recomendações.

É importante durante a consulta, você tirar todas as dúvidas sobre o procedimento, inclusive, o profissional poderá mostrar fotos da blefaroplastia antes e depois, uma vez que é proibida a exibição de fotos na internet.

Pós-operatório da blefaroplastia

É normal após a blefaroplastia que inchaços e hematomas surjam ao redor das pálpebras, o que pode ser amenizado com o uso de compressas geladas e elevação da cabeceira da cama.

Geralmente, a recuperação da cirurgia de pálpebras leva aproximadamente duas semanas, no entanto, é importante ter alguns cuidados, tais como:

  • Nos primeiros dias, dormir de barriga para cima e com travesseiro sob o pescoço e tronco, de forma a elevar a cabeça;
  • Utilizar óculos escuros ao sair de casa;
  • Uso de colírios prescritos nos primeiros dias;
  • Evitar exposição ao sol por 2 meses;
  • Não utilizar maquiagem na região dos olhos;
  • Não coçar os olhos;
  • Passar protetor solar para evitar que as cicatrizes fiquem escuras.

Normalmente, entre 5 e 7 dias após a cirurgia, os pontos são retirados.

Quanto aos resultados da cirurgia, depois de 15 dias já é possível notar os primeiros resultados, contudo, os resultados definitivos são percebidos depois de 3 meses.

Conheça os benefícios da blefaroplastia

A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico com resultados bastante satisfatórios.

Confira os principais benefícios:

Redução do peso das pálpebras

Além disso, quando o excesso de pele bloqueia a visão, a blefaroplastia ajuda na ampliação do campo visual.

Melhora da autoestima / Rejuvenescimento

Muitas vezes, a flacidez palpebral impacta a autoestima da pessoa.

Nesse sentido, após a cirurgia, não somente a parte estética é modificada, mas a autoconfiança é devolvida.

Existe alguma contraindicação para a cirurgia?

A blefaroplastia é contraindicada nos seguintes casos:

  • Diabetes ou hipertensão arterial descontrolada;
  • Problemas oculares graves;
  • Presença de um quadro de infecção.

Por isso, é fundamental a consulta inicial com o cirurgião, a fim de avaliar o estado de saúde do paciente, e apenas o médico poderá dizer se você pode ou não se submeter ao procedimento.

Quanto custa uma blefaroplastia?

– blefaroplastia valor / blefaroplastia preço

O valor da blefaroplastia pode variar de acordo com a condição de cada paciente.

Para saber quanto irá custar o procedimento, é necessário passar primeiramente pela avaliação do cirurgião, e com base no tipo de cirurgia, ter uma noção melhor dos valores e também das formas de pagamento.

É importante saber que o Conselho Federal de Medicina proíbe a divulgação do preço da cirurgia na internet.

Tenha em mente a importância de contar com o suporte de um profissional habilitado e experiente em cirurgia de pálpebras, de forma a proporcionar uma cirurgia plástica com qualidade e segurança.

O Dr. André Ahmed é uma referência em blefaroplastia, portanto, agende uma consulta para avaliar o seu caso e com certeza, ele irá te atender com todo o profissionalismo que você merece!

Blefaroplastia Antes e Depois

Fotos de antes e depois não podem ser expostas pela Internet, obedecendo às normas do Código de Ética Médica ditado pelo Conselho Federal de Medicina, em concordância com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Durante a consulta, Dr. André Ahmed poderá mostrar seus lindos resultados de blefaroplastia, com o consentimento dos(as) pacientes.