Que o Brasil é campeão quando se trata de cirurgia plástica, provavelmente você já sabe, mas também lidera o ranking em ninfoplastia, que é cirurgia plástica íntima.
Nos últimos anos, aumentou de forma significativa a procura por cirurgia ninfoplastia, em particular para modificar os lábios vaginais.
Apenas para você ter uma ideia, segundo dados as Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, em 2019, 13,1% desse tipo de cirurgia plástica foi realizado no Brasil, algo em torno de 11,3 milhões.
Se você está pensando em fazer ninfoplastia, continue a leitura e esclareça todas as suas dúvidas!
O que é ninfoplastia? Também conhecida como labioplastia…
A ninfoplastia é uma cirurgia íntima que tem o objetivo de diminuir o tamanho ou corrigir assimetrias dos pequenos lábios vaginais.
Diferentemente do que muitas pessoas pensam sobre ninfoplastia o que é, essa cirurgia não é realizada apenas por questões estéticas, mas também em razão de problemas funcionais que uma mulher pode apresentar.
Por exemplo, algumas mulheres podem sentir dores durante as relações sexuais ou mesmo ficarem incomodadas ao praticarem alguma atividade física ou usarem roupas muito justas por terem pequenos lábios muito volumosos.
Sendo assim, buscam a ninfoplastia, contribuindo para elevar sua autoestima, saúde e qualidade de vida!
Para quem é indicada a ninfoplastia?
Entendendo agora o que e ninfoplastia, é importante saber em que casos é indicada.
Então, geralmente é indicada para quem apresenta hipertrofia de pequenos lábios, ou seja, quando os pequenos lábios vaginais são maiores que o comum.
Outra indicação para ninfoplastia é nos casos em que os pequenos lábios possuem uma assimetria.
Vale destacar que, diversos fatores podem fazer com que essa hipertrofia ocorra, tais como:
- Flacidez decorrente de uma gravidez;
- Problemas hormonais durante a adolescência e menopausa;
- Tecido cicatricial causado durante uma cirurgia;
- Uso inadequado de anabolizantes ou esteroides.
Embora a ninfoplastia cirurgia tenha um impacto na melhora da autoestima, é importante frisar que existem diferentes tipos de genitálias femininas e todas devem ser consideradas normais. Porém, se a mulher, por algum motivo, se incomoda com o tamanho de seus pequenos lábios, não deve hesitar em buscar ajuda de um especialista.
Cuidados no pré-operatório da ninfoplastia
Assim como qualquer outra cirurgia plástica, e com a ninfoplastia não é diferente, é necessário procurar um cirurgião plástico especialista e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Na primeira consulta, o médico irá avaliar a área a ser operada, além de alinhar com a paciente quais suas expectativas em relação aos lábios vaginais.
Exames são solicitados a fim de verificar o quadro clínico da paciente, e estando em perfeitas condições, a cirurgia é marcada.
Confira, a seguir, os cuidados no pré-operatório da ninfoplastia:
- Jejum de 8 horas antes da cirurgia;
- Interrupção de alguns medicamentos, de acordo com a recomendação médica;
- Não fumar nos dias anteriores à cirurgia, bem como bebidas alcoólicas.
Como é feita a ninfoplastia?
A ninfoplastia é uma cirurgia relativamente simples, leva em média de 40 a 60 minutos.
Como é uma cirurgia que se pode utilizar várias técnicas cirúrgicas, diferentes tipos de anestesias podem ser aplicados: anestesia local com sedação; anestesia geral; anestesia raquidiana e anestesia peridural. Porém, a anestesia local associada à sedação é a mais utilizada.
A ninfoplastia pode ser feita em quatro partes da região íntima feminina, que são:
- Pequenos lábios, pele próxima à entrada do canal vaginal, mais interna;
- Grandes lábios vaginais, que é a parte mais externa. Algumas pacientes são candidatas a enxerto de gordura nessa área, ou preenchimento com ácido hialurônico;
- Região pubiana e suprapúbica, as partes acima da genitália, que muitas vezes são tratadas com uma pequena lipoaspiração;
- Clitóris. Muito comum a ocorrência da hipertrofia de clitóris em mulheres que utilizam hormônios anabolizantes;
Na maioria dos casos, a cirurgia íntima tem o objetivo de diminuir os pequenos lábios, no entanto, pode ser feita em conjunto com as seguintes situações:
- Lipoaspiração da região pubiana, no intuito de reduzir seu tamanho;
- Enxerto de gordura nos grandes lábios, caso eles apresentem aspecto flácido ou careçam de volume.
O cirurgião pode optar por dois tipos de cirurgia íntima: a comum, com o auxílio de um bisturi, e a ninfoplastia a laser.
Por ser um local muito vascularizado, o que pode causar maior risco de sangramento, recomenda-se que o procedimento seja realizado em centro cirúrgico, pois garante maior comodidade e conforto à paciente e à equipe.
Cuidados pós-operatórios da ninfoplastia, ou também chamada de cirurgia íntima.
Mesmo sendo um procedimento relativamente simples, inclusive, a paciente recebe alta no mesmo dia, horas após a cirurgia, alguns cuidados no pós-operatório da ninfoplastia são necessários, que incluem:
- Repouso de 7 dias, além do uso de roupas leves e folgadas;
- Não dirigir nos primeiros dias;
- Espere cerca de 30 dias para praticar exercícios físicos ou ter relações sexuais;
- Nos 10 dias após a cirurgia, não fume ou consuma bebidas alcoólicas.
É importante seguir todas as recomendações do seu médico, de forma que a recuperação ocorra da melhor maneira possível.
Antes e depois da ninfoplastia
Uma dúvida muito frequente entre as pacientes que desejam fazer a ninfoplastia diz respeito à ninfoplastia antes e depois.
Entretanto, o Conselho Federal de Medicina proíbe a divulgação de fotos da ninfoplastia antes depois.
A dica é marcar uma consulta com o cirurgião, pois assim, você poderá ver fotos dos resultados da plástica íntima.
Como é a cicatriz da ninfoplastia?
Uma outra dúvida muito comum se refere à cicatriz da ninfoplastia, a qual costuma ser bem discreta.
Isso porque, ela segue as dobras naturais da região íntima, logo, não há motivo para se preocupar. Além do mais essa é uma região do corpo que apresenta uma ótima cicatrização.
Quando posso ver o resultado?
Da mesma forma que outras cirurgias plásticas, o resultado da ninfoplastia aparece gradativamente após a cirurgia, à medida que a área desincha.
No entanto, logo após a cirurgia já é possível perceber a diferença.
Com a diminuição da vermelhidão e inchaço, a paciente já nota a diminuição dos pequenos lábios, e o resultado é bastante satisfatório!
Como fazer a higiene local após a ninfoplastia?
Uma boa higiene na região íntima também faz parte da recuperação. Por isso, confira, a seguir, quais as recomendações:
- Para aliviar a inflamação dos primeiros dias, faça compressas frias no local durante 15 minutos, 3 vezes ao dia;
- Depois de urinar ou defecar, sempre lave a região com água fria ou soro fisiológico, e aplique uma solução antisséptica com a ajuda de uma gaze limpa;
- Caso o cirurgião recomende, utilize uma camada de pomada cicatrizante ou com ação bactericida para evitar coceiras e infecções durante a cicatrização;
- Use um absorvente macio para absorver o máximo de sangue;
- Prefira calcinhas de algodão e mais largas.
Para que sua recuperação seja a mais confortável, evite roupas muito apertadas nos 20 primeiros dias, como legging e jeans.
Quais as contraindicações para ninfoplastia?
Infelizmente, existem algumas contraindicações para ninfoplastia, entre as quais destacamos:
- Menos de 18 anos;
- Diabetes descontrolada;
- Hipertensão descontrolada;
- Lesões na vulva com suspeita de malignidade;
- Insuficiência cardíaca ou outras doenças crônicas descompensadas;
- Infecção local não tratada.
Por isso, é importante passar pela consulta inicial com o cirurgião plástico.
Vale a pena fazer a ninfoplastia?
Ainda existem muitas dúvidas quando o assunto é se decidir ou não pela ninfoplastia. Por isso, vale a pena saber quais os benefícios que a cirurgia proporciona.
Primeiramente, a cirurgia íntima previne infecções na genitália, pois quando os pequenos lábios são volumosos, pode haver o acúmulo de secreções da urina, além de provocar feridas na região.
Outro ponto que deve ser levado em consideração é se a mulher sente dores durante as relações sexuais. Isso porque, a hipertrofia dos pequenos lábios pode causar dor.
Por fim, quando há uma assimetria dos pequenos lábios, isso pode fazer com que a mulher se sinta desconfortável ao usar determinados tipos de roupas, até mesmo durante as relações íntimas.
Portanto, se você estava se perguntando se vale a pena fazer a ninfoplastia, é uma cirurgia que pode trazer inúmeros benefícios à mulher.
Quanto custa uma ninfoplastia?
Ninfoplastia valor / preço da ninfoplastia
Uma pergunta recorrente é sobre ninfoplastia preço, entretanto, tanto o Conselho Federal de Medicina quanto a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica proíbem a divulgação da ninfoplastia valor.
Ao marcar a consulta com o cirurgião, e após uma avaliação bem como a definição de qual técnica será utilizada, é possível ter acesso ao valor de uma ninfoplastia.
Além de saber ninfoplastia quanto custa, você poderá ver fotos, entender mais como é feito o procedimento, assim como as formas de pagamento disponíveis.
Tenha em mente que ninfoplastia preco não deve ser o fator primordial no momento de se decidir fazer a cirurgia íntima, pois como diz o velho ditado “o barato pode sair caro”.
Enfim, o primeiro passo é consultar um cirurgião plástico especializado em ninfoplastia e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, como é o caso do Dr. André Ahmed.
Com vasta experiência na ninfoplastia, o Dr. André Ahmed é uma referência, o que se traduz em um procedimento seguro e com resultados alinhados com as expectativas da paciente.
Se você ainda tiver alguma dúvida sobre cirurgia íntima, agende uma consulta para que o especialista Dr. André Ahmed possa te ajudar!