Lipoaspiração

Antes de você entender tudo sobre lipoaspiração, tenha em mente que é uma cirurgia indicada para pessoas que estão dentro do peso ideal em relação à sua altura.
Sendo assim, não tem por objetivo o emagrecimento.
Portanto, a lipoaspiração é uma cirurgia com a finalidade de retirar gordura do corpo, ajudando a remodelar áreas específicas: flancos, costas, coxas, culotes, braços, abdômen…
Para tirar todas as suas dúvidas sobre a lipo, reunimos aqui as dúvidas mais frequentes, e com certeza, você vai encontrar a resposta que procura!

O que é cirurgia de lipoaspiração?


Como o nome já sugere, lipoaspiração consiste na aspiração de gordura (lipo) através de cânulas.
A técnica foi desenvolvida pelo cirurgião francês Yves Gerard Illouz no início da década de 80, e se tornou uma verdadeira revolução no universo da cirurgia plástica.
Apenas a título de curiosidade, saiba que é a cirurgia plástica mais realizada no Brasil.
O principal objetivo é remover depósitos de gordura localizada, o que chamamos de lipodistrofia, contribuindo assim para um melhor contorno corporal.

Lipoaspiração tumescente o que é?

Antes da lipoaspiração propriamente dita, o cirurgião infiltra a região a ser lipoaspirada com uma solução (solução de Klein), contendo soro fisiológico, adrenalina bem diluída, assim como anestésicos locais.
Essa solução tem a finalidade de promover uma redução do calibre dos vasos sanguíneos localizados naquela região, de forma que os movimentos das cânulas não provoquem sangramento em razão da ruptura dos vasos.
A ação da adrenalina provoca um fenômeno chamado vasoconstrição, que é importante para evitar muita perda de sangue durante o procedimento, assim como áreas roxas e edema excessivo no pós-operatório.

Como é feita a lipoaspiração?

Como já mencionado, a lipoaspiração tem como objetivo retirar excessos de gordura subcutânea, isto é, localizada abaixo da pele, e pode ser feita em diversas partes do corpo.
Por meio de pequenas incisões na pele, cânulas são introduzidas, as quais são ligadas a um sistema de vácuo (aspiração).
Essas cânulas podem variar em comprimento: de 15, 20, 25 ou 30 cm.
Quanto ao calibre, as mais utilizadas são de 3,5 mm e 4 mm, no entanto, alguns cirurgiões usam cânulas de até 6 mm.
Geralmente, cânulas com calibre maior, por exemplo, de 5 mm, podem ser utilizadas em pacientes com mais gordura localizada, mas não são em todos os casos.
Alguns cirurgiões plásticos utilizam seringas acopladas à cânula, geralmente seringas de 60 ml montar o sistema de sucção.
Nesse caso, o cirurgião puxa o êmbolo da seringa, mantendo uma trava dentro dela, o que gera uma pressão negativa, ou seja, um vácuo, e então é feita a aspiração da gordura.
Outros cirurgiões preferem o uso de um lipoaspirador, que é um aparelho de lipoaspiração e gera maior potencial de aspiração da gordura, uma vez que a sucção ocorre de maneira contínua, com pressão negativa de 760 mmHg.
Além disso, uma mangueira específica e devidamente esterilizada é acoplada à cânula, e então segue até o lipoaspirador.
Em casos em que a gordura será utilizada para enxertia, um frasco estéril é instalado no meio do circuito para a coleta de gordura.

Lipoaspiração para quem é indicada?

Quando falamos que a lipoaspiração é indicada para pessoas que estão dentro do peso ideal, é particularmente pelo seu melhor resultado.
O ideal é que o(a) paciente apresente um IMC – Índice de Massa Corpórea -, abaixo de 25 kg/m2.
Pessoas acima do peso que se submetem à cirurgia de lipoaspiração, podem apresentar irregularidades da pele. Além disso, cirurgias realizadas em pessoas sem sobrepeso são mais seguras.
É importante saber que a lipoaspiração não serve para retirar gordura intra-abdominal, ou seja, pessoas com gordura visceral e com um abdômen globoso não se beneficiarão da lipoaspiração.
A qualidade da pele também deve ser avaliada, pois é importante que haja uma boa retração da mesma no pós-operatório.
Portanto, quanto mais o paciente se encontrar próximo ao peso adequado, melhor será a indicação da lipoaspiração, pois assim, se consegue esculpir o corpo.

Qual anestesia deve ser utilizada na lipoaspiração?

Via de regra, a lipoaspiração de áreas moderadas a grandes deve ser realizada com anestesia peridural, raqui ou geral.
Algumas vezes, é possível associar raquianestesia à anestesia geral, sempre prezando pela segurança do paciente.
É uma cirurgia que deve ser realizada em hospital, nunca em consultório e nem com anestesia local.
Por isso, é extremamente importante escolher muito bem seu cirurgião plástico!

Qual o volume máximo de gordura a ser retirado numa lipoaspiração?

Via de regra, o volume máximo de gordura a ser retirado numa lipoaspiração é de 7% do peso corporal.
No entanto, cabe ao cirurgião definir com mais exatidão esse volume, com base nas condições clínicas do(a) paciente, bem como nos seus sinais vitais durante a cirurgia e nas características da gordura que está sendo aspirada.
Se a gordura estiver saindo com uma quantidade maior de sangue, um cirurgião experiente saberá que é a hora de parar.

A lipoaspiração utiliza dreno?

Sim, na boa parte dos casos, um dreno é utilizado, pois ajuda o(a) paciente a obter um resultado mais rápido. Porém essa conduta varia de acordo com o profissional.
Obviamente que, em qualquer caso de lipoaspiração, como lipoaspiração das costas, lipoaspiração de dorso, lipoaspiração de flancos e lipoaspiração de abdômen, por exemplo, o edema vai reduzindo gradativamente.
Porém, com o uso do dreno por cerca de 7 a 10 dias (em média), essa evolução melhora muito a curto, médio e longo prazo.
Dessa forma, o(a) paciente chega ao resultado final muito mais rápido, além do dreno auxiliar na retração da pele, diminuição do edema, seroma e equimoses.
Por consequência, o(a) paciente vai necessitar de menos sessões de drenagem linfática no pós-operatório.

O que é enxerto de gordura?

Uma dúvida comum se refere ao enxerto de gordura, ou lipoenxertia, que é quando há a possiblidade da gordura aspirada ser aproveitada para ser injetada em outras partes do corpo que necessitem de mais volume, por exemplo, a região glútea.
Esse procedimento é chamado de lipoescultura.
Portanto, a lipoescultura refere-se à redistribuição de gordura, de forma proporcional, de forma a promover um contorno mais harmonioso.

Como é o procedimento para colocar gordura nos glúteos?

Então, a lipoenxertia glútea é feita após a coleta de grande parte da gordura aspirada, ou até mesmo toda gordura lipoaspirada, por exemplo, a partir de uma lipoaspiração abdômen.
Vale mencionar que essa gordura passa por um preparo. Após a decantação, a parte contida no frasco coletor que não corresponde a uma gordura pura é descartada.
A gordura a ser utilizada ainda pode ser lavada em uma peneira, passa ainda por um processo de filtragem e lavagem com soro.
Isso porque, para o enxerto de gordura nos glúteos, é necessário que o tecido adiposo seja bem puro.
Por outro lado, grande parte dessa gordura sofre um processo de degeneração e é absorvida pelo organismo, e talvez essa seja a maior limitação da lipoenxertia em glúteos.
Por isso, em pacientes que desejam aumentar o volume dos glúteos de forma mais pronunciada, deve ser cogitada a colocação de prótese de silicone específica para essa região.

O que é lipoaspiração HD ou simplesmente lipo HD?

Um conceito que vem ganhando força é a lipo HD (high definition/alta definição), também chamada de lipo lad.
Na lipo de alta definição, a remoção da gordura ocorre de maneira mais superficial em linhas específicas, para demarcar diferenças de relevo na superfície cutânea, simulando o contorno muscular. De maneira distinta, a técnica convencional da lipoaspiração prioriza uma retirada por igual e homogênea da gordura subcutânea.
O objetivo da lipo HD é ressaltar os limites da musculatura por meio de nuances na gordura aspirada, simulando os músculos reto abdominal e oblíquos, por exemplo, o que proporciona naturalidade e uma percepção mais artística.
Vale ressaltar que um dos principais pré-requisitos para optar pela lipoaspiração de alta definição é o(a) paciente estar em seu peso ideal e sem grandes acúmulos de gordura localizada. A pele também deve ser de boa qualidade. Se houver flacidez cutânea, o resultado da lipo lad (sigla para lipo de alta definição), não será satisfatório.

O que é Renuvion?

Renuvion é uma tecnologia que faz uso do jato de plasma com gás Hélio, associado com radiofrequência.
É aplicado ao final do procedimento, no tecido subcutâneo lipoaspirado, com o objetivo de promover a retração da pele.
Diferentemente do que muitos pensam, o Renuvion não levará a uma retração de pele muito grande, portanto, não é indicado para substituição de uma abdominoplastia em paciente com flacidez acentuada.
Uma desvantagem dessa técnica é o aumento substancial do tempo cirúrgico.

Quais os cuidados pré-operatórios da lipoaspiração?

Para o resultado eficaz e seguro da lipoaspiração, é necessário ter alguns cuidados pré-operatórios.
Na consulta, é feita uma avaliação física completa e solicitados exames pré-operatórios, incluindo exame de sangue completo, radiografia do tórax e eletrocardiograma.
Vale lembrar que para a realização da cirurgia, o(a) paciente precisa estar em boas condições de saúde.
Além disso, é importante informar ao seu médico se faz uso de medicamentos de uso contínuo, pois alguns devem ser suspensos, como anticoagulante, AAS e Ginkgo Biloba.
Também é necessário avisar ao médico sobre a ocorrência de febre, coriza ou qualquer indisposição antes da cirurgia.
Por fim, é necessário fazer oito horas de jejum absoluto de alimentos sólidos e líquidos antes do procedimento.
Se você ainda tiver qualquer dúvida, aproveite a consulta com seu cirurgião plástico e esclareça todas elas.

Quais as recomendações no pós-operatório da lipoaspiração?

Em primeiro lugar, é imprescindível seguir todas as orientações do seu médico, a fim de evitar qualquer tipo de complicação durante o pós-operatório da lipoaspiração.

Veja, a seguir, outras recomendações:

  • No caso de dor e sensação de desconforto, tomar os analgésicos prescritos por seu médico;
  • Tomar as medicações nos horários indicados, sobretudo o antibiótico;
  • Recomenda-se usar cinta modeladora para a região tratada, pois auxilia na acomodação da pele e regressão do edema. O tempo de uso da cinta pode variar de 1 mês e meio a 2 meses;
  • Exposição ao sol somente após 2 a 3 meses;
  • Exercícios mais leves, após 3 semanas. Já os exercícios mais intensos, 2 meses depois da lipoaspiração;
  • A drenagem linfática é fundamental no pós-operatório, de 10 a 20 sessões, podendo dar início logo na primeira semana após a cirurgia. No início, as sessões devem ser diárias, e posteriormente, pode alternar os dias.

Vale lembrar que é comum ocorrerem inchaços e manchas roxas, que desaparecem em alguns dias.
Mais uma vez, o mais importante no período pós-operatório é seguir todas as orientações do seu médico.

Homens procuram pela lipoaspiração?

Sim, inclusive de uns anos para cá, há uma grande demanda de lipoaspiração masculina.

Lembrando mais uma vez:

– A lipoaspiração não é indicada para pacientes obesos ou obesas.
– A lipoaspiração deve ser realizada em ambiente de centro cirúrgico com todo aparato de segurança para os pacientes. Tome cuidado com promessas de valores reduzidos e desconfie das lipoaspirações feitas em consultório com anestesia local, que muitos cirurgiões vendem como hidrolipo.

Quanto custa uma lipoaspiração?

Tags: lipo valor, lipoaspiração valor, lipo lad valor, lipo hd valor, lipo preço, lipoaspiração preço, lipo lad preço, lipo hd preço

Em primeiro lugar, é importante saber que o Conselho Federal de Medicina proíbe a divulgação de lipoaspiração valor pela internet.
Infelizmente, muitos homens ou mulheres que procuram fazer uma lipoaspiração se baseiam apenas no preço de lipoaspiração, e esse é um enorme erro.
Portanto, se você quer saber o valor de uma lipo, o melhor a fazer é marcar uma consulta com um cirurgião plástico, pois cada caso é um caso.
Inclusive, você terá acesso a fotos de procedimentos feitos a fim de ter certeza que é realmente isso que você quer.
Tenha em mente que a sua saúde é que está em jogo, portanto, priorize um cirurgião plástico experiente e que seja especializado em lipoaspiração, pois essa é a garantia de que você obterá um melhor resultado para o seu caso, e com a máxima segurança.
Minimizar riscos é fundamental. Uma equipe comprometida irá trabalhar nesse sentido.
Além disso, um cirurgião comprometido também é aquele que irá utilizar a técnica mais adequada para você. Escolha bem o profissional e confie nele. Não vá atrás do método. Vá atrás de um cirurgião em que você confie, e assim ele tomará as melhores decisões baseadas em toda a sua experiência.
Se você ainda tiver alguma dúvida e quer saber mais detalhes sobre a cirurgia de lipoaspiração, marque uma consulta!

Lipoaspiração Antes e Depois / Lipo Antes e Depois / Lipo Lad Antes e Depois / Lipo HD Antes e Depois

Fotos de antes e depois não podem ser expostas pela Internet, obedecendo às normas do Código de Ética Médica ditado pelo Conselho Federal de Medicina, em concordância com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Durante a consulta, Dr. André Ahmed poderá mostrar seus lindos resultados de lipoaspiração, com o consentimento dos(as) pacientes.