Talvez seja a primeira vez que você esteja ouvindo falar em braquioplastia e cruroplastia, mas nada mais é do que lifting de braço e de coxa, respectivamente.
São procedimentos muito procurados por pessoas a partir dos 40 anos, muito em razão do excesso de flacidez nessas regiões, a qual pode ser devido a uma grande perda de peso ou decorrente do processo natural do envelhecimento.
Além disso, pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica também recorrem ao lifting de braços e coxas, uma vez que a pele nessas áreas do corpo não retrai o suficiente com a diminuição do conteúdo de gordura localizado abaixo dela.
Nesse sentido, é um procedimento que consiste na retirada de pele para a correção da flacidez.

O que é braquioplastia?

Como já mencionado, braquioplastia (lifting de braço) é uma cirurgia que tem por objetivo a retirada do excesso de pele dos braços, particularmente na região do “tchau”.
Portanto, há uma redução da quantidade de pele e de gordura entre a axila e o cotovelo, além de proporcionar contornos mais suaves à região.

O que é cruroplastia?

Já a cruroplastia (lifting de coxa) consiste em reposicionar os tecidos da parte interna das coxas da forma como era orginalmente.
Na maioria dos casos, é realizada após um processo de grande perda de peso, o que resulta na sobra de pele.

Quais as indicações de braquioplastia e cruroplastia?

Normalmente, são procedimentos indicados para pessoas acima dos 40 anos, particularmente em razão dos efeitos do envelhecimento.
Entretanto, pode ser recomendado em casos em que há uma grande perda de peso.
Assim, tanto para a braquioplastia quanto cruroplastia são indicadas quando existe um histórico importante de oscilações de peso, envelhecimento ou fatores hereditários.
Vale destacar que fumantes e pessoas portadoras de determinadas doenças, que interferem na cicatrização, podem não ser boas candidatas ao procedimento. Além do mais, é importante que o(a) paciente esteja dentro do seu peso ideal.

Quais os cuidados no pré-operatório?

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, e aqui incluímos a braquioplastia e a cruroplastia, é necessário passar por uma avaliação com um cirurgião plástico habilitado nesse tipo de cirurgia.
Nessa consulta, serão consideradas as expectativas do(a) paciente, assim como suas particularidades e características do corpo.
Em seguida, a fim de avaliar o seu estado de saúde, será necessário realizar exames pré-operatórios, e estando tudo em ordem, a cirurgia é marcada.
Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o procedimento, aproveite esse momento e esclareça todas elas.
Além disso, é durante essa consulta que o médico vai mostrar ao paciente fotos braquioplastia antes e depois, bem como cruroplastia fotos antes e depois.
Talvez você não saiba, mas o Conselho Federal de Medicina e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica não autorizam a divulgação tanto de fotos de cruroplastia antes e depois quanto fotos de resultados do lifting de braço.

Como é feita a cirurgia?

Braquioplastia

A cirurgia de braquioplastia tem duração de 2 a 4 horas, e é realizada sob anestesia geral.
O cirurgião faz uma incisão na altura das axilas, estendida até a face interna dos braços, e assim, é retirado o excesso de pele e gordura.
Depois que a região foi remodelada e está de acordo com o aspecto desejado, o cirurgião realiza então as suturas, de forma a proporcionar ao braço um melhor contorno.

Cruroplastia

No caso da cruroplastia, a anestesia é peridural, raquianestesia com sedação ou geral, a critério médico.

A duração também é de 2 a 4 horas, e é feita da seguinte maneira:

  • O cirurgião faz incisões na parte interior da coxa desde a região próxima à virilha até a parte interna próxima ao joelho;
  • O excesso de pele é então retirado através dos cortes;
  • Em seguida, a pele é esticada, a silhueta remodelada e os cortes suturados;
  • Por fim, toda a coxa é envolvida por ataduras.

Em alguns casos, o médico pode inserir um dreno, a fim de remover o excesso de líquido que pode acumular no local.

Pós-operatório da braquioplastia e cruroplastia

Como são procedimentos realizados em partes distintas do corpo, o pós-operatório não é o mesmo.

Entenda como é o pós-operatório da braquioplastia e cruroplastia:

Braquioplastia pós-operatório

  • Repouso nos primeiros 14 dias;
  • Evite forçar o braço para se levantar ou se deitar;
  • Nos 14 primeiros dias, evite pegar sol;
  • Depois que os pontos são retirados, é necessário permanecer com o curativo por mais 2 semanas;
  • Uso de cinta para braquioplastia pode ser indicada.

Pós-operatório da cruroplastia

  • Repouso por 3 semanas;
  • Permaneça com o curativo compressivo por 5 dias;
  • Após a primeira semana, recomenda-se fazer caminhadas curtas para ajudar a reduzir o inchaço das pernas;
  • Utilize um sabonete antisséptico no local da cirurgia, pois isso evita o acúmulo de bactérias, que pode causar alguma infecção;
  • Atividades físicas podem ser retomadas gradualmente após 2 meses.

Existe algum risco?

Assim como qualquer cirurgia, existem possíveis complicações tanto para a braquioplastia quanto para a cruroplastia, que são:

  • Hematomas;
  • Seromas;
  • Necrose de pele;
  • Infecções;
  • Assimetrias na região;
  • Abertura de pontos.

Para minimizar esses riscos, é importante seguir todas as orientações dadas pelo seu cirurgião.

Como ficam as cicatrizes?

Por serem procedimentos em diferentes partes do corpo, logo, as cicatrizes são diferentes.

Veja, a seguir, como fica a cicatriz na braquioplastia e na cruroplastia:

Cicatriz braquioplastia

Como existem duas técnicas para a realização do procedimento, isso faz com que a braquioplastia cicatriz possa ser de duas formas:

  • Lifting axilar: nesse caso, a cicatriz braquioplastia fica dentro da axila, o que a torna menos extensa. Geralmente, é indicado quando há pouca flacidez e localizada na parte superior do braço;
  • Lifting total: a cicatriz dessa técnica é maior, fica localizada na parte interna do braço, estendendo-se da axila até o cotovelo. É indicado apenas em quadros de grande perda de peso.

Cruroplastia cicatriz

Também possui duas técnicas diferentes, o que resulta em dois tipos de cicatriz:

  • Lifting crural: indicado quando a flacidez se localiza na parte superior da coxa. Aqui, a cicatriz é menos extensa;
  • Lifting total: a cicatriz é maior e vertical, indo desde a raiz da coxa até o joelho.

Seja qual a técnica utilizada, a cicatriz da cruroplastia fica mais aparente nos primeiros dias, inclusive, pode até ficar mais grossa nos 6 primeiros meses.
Com o tempo, a tendência é que ela diminua e fique com um aspecto mais claro.
Vale mencionar que o resultado final, seja da braquioplastia ou da cruroplastia, só é alcançado de 6 a 12 meses após a cirurgia.

Braquioplastia e cruroplastia quanto custa?

É importante saber que o Conselho Federal de Medicina proíbe a divulgação da braquioplastia valor e cruroplastia preço na internet.
Além disso, para definir quanto custa uma braquioplastia ou cruroplastia, vários fatores devem ser levados em consideração: honorários do cirurgião, da equipe médica, custo com o hospital.
Portanto, para você ter uma ideia mais exata do valor da braquioplastia e cruroplastia, a dica é agendar uma consulta com um cirurgião plástico qualificado.
Isso porque, a experiência e reputação do médico são os fatores que têm maior peso no momento da decisão.
Lembrando que o cirurgião, além da especialização, deve fazer parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pois isso se traduz em segurança do procedimento e resultados alinhados com as expectativas do(a) paciente.
O Dr. André Ahmed atende a todos esses requisitos, e dentro de um planejamento personalizado, a excelência técnica é praticada para que os melhores resultados sejam alcançados.
Então, agende uma consulta e veja o que o Dr. André Ahmed pode fazer por você!